Você sabe quando fazer a troca da correia dentada do seu carro?



Correia dentada: quando trocar? | Foto: AdobeStock

A correia dentada é um dos componentes do motor, ela é responsável por fazer a sincronização do virabrequim. Já o virabrequim tem a função de transferir a força gerada pelo motor para as rodas e para os comandos de válvulas do carro. Por isso, a correia consegue comandar a abertura das válvulas e fazer a sincronização com os pistões do cilindro.


Essa peça tem função fundamental para o funcionamento do veículo, desse modo, é importante ficar atento em caso de problemas. Diferente das outras peças do carro, a correia não dá sinais caso esteja danificada, ela simplesmente para de funcionar. Por isso é importante manter a revisão do seu veículo em dia, além de verificar o manual.


Para você ter certeza sobre a saúde dessa peça, é preciso procurar os sinais, como: borracha desmanchando e/ou grande ressecamento. Por isso, esteja sempre atento e faça a manutenção corretamente, uma vez que se a correia parar de funcionar de vez, isso pode gerar um grande prejuízo. Isso porque, sem a correia para fazer a sincronização, as peças vão começar a se chocar, o que pode amassá-las e até mesmo causar um superaquecimento no motor.


Além disso, se essa peça se romper enquanto o veículo estiver em alta velocidade, o choque pode danificar seriamente os pistões, o que vai fazer com que todo o motor seja trocado. A correia deve ser trocada segundo o manual do seu veículo, normalmente, com cerca de 50 mil quilômetros rodados, se estiver em boas condições.


No entanto, algumas questões podem diminuir a vida útil dessas peças, como andar em trânsito, onde o carro anda e pára o tempo todo, assim o motor do carro não consegue aquecer completamente, o que prejudica o bom funcionamento da correia. Ademais, andar em estradas de terra também pode danificar essa peça, uma vez que os detritos da rua vão diretamente para ela e influenciam no seu desempenho.


Portanto, fique atento! A correia dentada é uma peça fundamental para o funcionamento do seu veículo e, apesar de não dar sinais em caso de problemas, seus danos podem causar grande prejuízo para o motor do seu carro e para o seu bolso. Assim, mantenha a revisão em dia com um mecânico de confiança.




#Correia #CorreiaDentada #Carro #Caminhão #AutoPeçasVieira

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo