Válvulas de admissão e de escape: qual a importância?

O motor precisa das válvulas para que a combustão seja feita corretamente, isso porque são elas que controlam a entrada e a saída de ar do motor. Elas são duas e são abertas apenas uma vez durante esse processo, no entanto, sem a utilização das duas, a combustão não aconteceria. Cada cilindro do motor abriga duas válvulas: a de admissão que abre para que os gases possam entrar e a de escape que libera os gases que ficaram excedentes após a combustão.

Válvulas de admissão e de escape: qual a importância? | Foto: Auto Peças Vieira

Toda vez que a válvula de admissão é aberta, ela permite que o ar se misture com o combustível, assim ela faz com que o motor de combustão funcione. Essa mistura é comprimida pelo pistão e uma faísca é gerada pela vela de ignição, desse modo, o motor do carro é ativado.


Enquanto a válvula de escape fica responsável por expelir os gases que ficaram dentro do cilindro após a combustão. Esses gases precisam ser retirados antes que a válvula de admissão seja aberta novamente. Por isso, quando a válvula de admissão se abre, a de escape se fecha automaticamente, elas funcionam em sincronia.


Para evitar problemas, fique atento! Alguns sinais de que essas peças estão com problemas são: fumaça saindo do motor na hora de dar partida, barulhos estranhos, perda de potência do motor, aumento do consumo de combustível, queima excessiva de óleo e até mesmo o superaquecimento do motor.


Para evitar maiores problemas e danos, mantenha a manutenção preventiva do seu carro em dia. Outro ponto importante é fazer a troca de óleo no período correto e sempre conferi-lo, pois se o nível estiver baixo ou se ele estiver muito sujo, isso pode causar desgastes nas válvulas. Além disso, as peças devem estar apertadas corretamente, nem muito apertadas e nem largas demais, uma vez que isso também pode diminuir a vida útil dos componentes.



#Válvulas #VálvulaDeAdmissão #VálvulaDeEscape #AutoPeçasVieira

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo