Sua válvula termostática está travada? O que fazer?
top of page
Buscar
  • marketingautopecas

Sua válvula termostática está travada? O que fazer?


Válvula Termostática
Foto: rtcarimport.com.br

Se você é uma das pessoas que trocou a válvula e o seu carro continua aquecendo, ou sua válvula simplesmente parou de funcionar, esse post é pra você!


Quando o motor está frio, a válvula termostática bloqueia a passagem entre o motor e o radiador, assim ela impede que o líquido que fica dentro do bloco do motor chegue no radiador. Além disso, a válvula termostática permite o rápido aquecimento do motor.



COMO IDENTIFICAR O PROBLEMA


• Caso o motor demore muito para aquecer, a válvula pode ter sido removida ou se encontra travada aberta.


• Se o marcador de temperatura está se elevando além do normal e não há circulação de água pela mangueira onde a válvula está instalada, a válvula pode estar travada fechada.


• Se o marcador de temperatura está subindo além do normal e tem circulação de água pela mangueira onde a válvula está instalada, a válvula pode não estar se abrindo.



VÁLVULA TRAVADA


O defeito mais comum causado pela válvula travada é o superaquecimento, quando a válvula fechada trava o líquido de arrefecimento circula só pelo motor, bloqueando a ligação com o circuito do radiador, o motor eleva tanto a temperatura por conta disso que superaquece.


Agora quando a válvula trava aberta, ela permite o fluxo livre do líquido de arrefecimento pelo sistema, resfria muito o motor e o carro perde potência! Nesses casos o melhor a se fazer é trocar a peça com um mecânico de confiança.



RETIRAR A VÁLVULA TERMOSTÁTICA É UMA SOLUÇÃO?


Não! O superaquecimento do motor pode acontecer por conta de muitos outros problemas e retirar a válvula só vai deixar o processo de aquecimento do motor muito mais demorado além de precisar de muito mais combustível que o comum.


Para se prevenir, nunca deixe de fazer as manutenções preventivas (como a troca do líquido de arrefecimento e inspeção de vazamentos) e evite andar com marchas elevadas em subidas ou com transporte excessivo de carga!








64 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page