Seu carro está consumindo mais combustível do que o normal?Pode ser problema no escapamento
top of page
Buscar
  • marketingautopecas

Seu carro está consumindo mais combustível do que o normal?Pode ser problema no escapamento


Escapamento: saiba a importância. | Foto: AdobeStock

Conhecido popularmente como escapamento, o sistema de exaustão é muito importante para o desempenho do seu veículo. Sua função principal é eliminar os gases gerados pela queima de combustível nos cilindros. Esse sistema conduz e filtra os gases antes dos mesmos serem emitidos para a natureza.


Além dessas funções, ele também evita que gases tóxicos entrem no veículo e diminui os ruídos causados pelo motor, assim evita a poluição sonora. O sistema de exaustão é tão importante para o carro que se ele apresentar problemas e não forem resolvidos pelo condutor, ele está sujeito a multa e pontos na carteira.


Ele é formado por cinco peças:

  • O coletor de escape que transfere os gases para o tubo de descarga;

  • Os tubos de estepes que tem a função de interligar todas as peças do sistema;

  • O silenciador que reduz os barulhos feitos pelo motor;

  • O catalisador que filtra os gases poluentes antes de emiti-los à natureza;

  • O abafador é o responsável por reduzir os barulhos mais agudos e intensos.


Escapamento. | Foto: AdobeStock

Todo o sistema é composto por ferro fundido para fazer a sua função corretamente, uma vez que ele suporta altas temperaturas. Devido a má qualidade do combustível brasileiro, a vida útil do escapamento é encurtada. Por isso, é muito importante manter a manutenção preventiva em dia com um mecânico de confiança.


O dano mais comum nesse sistema é a oxidação, quando a água entra em contato com as peças e elas começam a enferrujar. Muitas vezes, essa água vem do próprio combustível que é adulterado e misturado com muita água. Dessa forma, atente-se aos sinais que o seu veículo dá para evitar multas e pontos na carteira.






42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page