Conhecido popularmente como escapamento, o sistema de exaustão é muito importante para o desempenho do seu veículo. Sua função principal é eliminar os gases gerados pela queima de combustível nos cilindros. Esse sistema conduz e filtra os gases antes dos mesmos serem emitidos para a natureza.
Além dessas funções, ele também evita que gases tóxicos entrem no veículo e diminui os ruídos causados pelo motor, assim evita a poluição sonora. O sistema de exaustão é tão importante para o carro que se ele apresentar problemas e não forem resolvidos pelo condutor, ele está sujeito a multa e pontos na carteira.
Ele é formado por cinco peças:
O coletor de escape que transfere os gases para o tubo de descarga;
Os tubos de estepes que tem a função de interligar todas as peças do sistema;
O silenciador que reduz os barulhos feitos pelo motor;
O catalisador que filtra os gases poluentes antes de emiti-los à natureza;
O abafador é o responsável por reduzir os barulhos mais agudos e intensos.
Todo o sistema é composto por ferro fundido para fazer a sua função corretamente, uma vez que ele suporta altas temperaturas. Devido a má qualidade do combustível brasileiro, a vida útil do escapamento é encurtada. Por isso, é muito importante manter a manutenção preventiva em dia com um mecânico de confiança.
O dano mais comum nesse sistema é a oxidação, quando a água entra em contato com as peças e elas começam a enferrujar. Muitas vezes, essa água vem do próprio combustível que é adulterado e misturado com muita água. Dessa forma, atente-se aos sinais que o seu veículo dá para evitar multas e pontos na carteira.
Comments