Saiba a importância da bomba de combustível para o seu veículo
top of page
Buscar
  • marketingautopecas

Saiba a importância da bomba de combustível para o seu veículo


Bomba de combustível: saiba a importância. | Foto: ShutterStock

A bomba de combustível é muito importante para a combustão, uma vez que ela é responsável por fazer a transferência do combustível do tanque até o sistema de injeção eletrônica ou o carburador, dependendo do veículo. A bomba pode ser mecânica ou elétrica, a última faz parte dos veículos mais atuais e trabalha junto com a injeção eletrônica.


A bomba mecânica é usada em modelos mais antigos, seu funcionamento não exige muitos componentes e pode ser considerado simples. Um dos problemas desse sistema é que ele só funciona com o motor em movimento, assim depende da rotação do motor para puxar o combustível do tanque. Para resolver essa questão, foram criadas as bombas elétricas.


A bomba elétrica, por sua vez, cria uma maior pressão no combustível que permite que a injeção eletrônica trabalhe sem problemas. Além disso, elas são duas: a interna que fica dentro do tanque e funciona junto com os outros componentes desse sistema e as externas que ficam em qualquer local na linha de combustível, normalmente na traseira do veículo.


Um dos pontos mais importantes para manter a manutenção preventiva é não andar na reserva. Isso porque a bomba elétrica utiliza o próprio combustível para se refrigerar, caso o nível esteja sempre baixo, ela começa a sofrer danos e se desgastar com o tempo, podendo até causar o superaquecimento do motor elétrico. Também é importante manter a revisão do filtro em dia, uma vez que se ele ficar com excesso de sujeira, ele vai desgastar e não vai deter mais as impurezas do combustível, o que pode causar maiores prejuízos.


Para evitar esses problemas, é necessário sempre manter a revisão em dia de acordo com os dados e recomendações fornecidos pelo manual. Ter um mecânico de confiança também é essencial nesses momentos. Por fim, atente-se ao combustível, se achar que ele tem algum problema ou está modificado, procure outro posto.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page