A junta de cabeçote é o revestimento que une o próprio cabeçote ao bloco do motor. Essencial para fazer a vedação entre essas duas partes, ela consegue evitar o vazamento de líquido (óleo e água) e da combustão. Assim, permite que as peças permaneçam lubrificadas corretamente sem vazar e danificar as outras peças adjacentes do motor.
A junta costuma dar problema quando há o superaquecimento do motor: ela queima devido a alta temperatura. Por isso, alguns sinais de defeito são: indicação de alta temperatura no painel, velas de ignição com umidade, problemas no motor, redução muito rápida da água no radiador e muita fumaça nos canos de escape. Além disso, ao tentar dar partida no carro, ele pode não funcionar.
No entanto, não é sempre que o carro dá esses sinais. Para ter certeza que a junta de cabeçote está com defeito, você precisa ir ao mecânico e fazer os testes necessários. Andar com essa peça danificada pode causar grandes problemas ao motor e causar o seu travamento. Para que isso não aconteça, mantenha a revisão do seu carro em dia, a fim de evitar maiores prejuízos.
Comments