Qual a importância da ventoinha para o motor do seu carro?
top of page
Buscar
  • marketingautopecas

Qual a importância da ventoinha para o motor do seu carro?


Ventoinha: saiba a importância. | Foto: Auto Peças Vieira

A ventoinha faz parte do sistema de arrefecimento do veículo. Ela é responsável por acelerar a passagem de ar pelo radiador, permitindo que a troca de calor entre o ar e o líquido de arrefecimento aconteça mais rápido. Por isso, a sua principal função é manter o motor do carro funcionando corretamente, assim, ela resfria o radiador.


Para funcionar bem, a ventoinha é auxiliada por um motor elétrico que só a aciona quando há o risco de superaquecimento do motor. Para que isso aconteça, a válvula termostática envia um sinal para a ventoinha começar a funcionar, esse sinal é enviado quando a temperatura aumenta muito e passa da faixa ideal.


É normal que essa peça continue funcionando por dez minutos após desligar o carro. Isso acontece porque quando o motor é desligado, ele para de admitir a entrada de ar, por isso a ventoinha precisa funcionar para resfriar o sistema. No entanto, se mesmo após os dez minutos, ela não parar de funcionar, procure ajuda.


O sensor de temperatura é o responsável por acionar a ventoinha, se ele apresentar algum problema e parar de funcionar, a ventoinha vai continuar ligada, o que pode prejudicar a bateria do seu carro e causar prejuízos. Outro ponto que pode prejudicar o uso desse componente é a falta do líquido de arrefecimento, então sempre confira se ele está cheio ou se é preciso preenchê-lo, sem ele, o motor pode superaquecer.


Se essa peça parar de funcionar também é importante conferir o sistema elétrico do seu carro, uma vez que o motor elétrico é o responsável por acionar a ventoinha. Outros pontos importantes são: ter um mecânico de confiança que entenda dessa parte dos veículos, manter a manutenção preventiva em dia, além de sempre usar peças originais indicadas pelo manual do seu automóvel.





1.634 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page