Saiba como evitar problemas na embreagem do seu carro
top of page
Buscar
  • Autor

Saiba como evitar problemas na embreagem do seu carro

Atualizado: 23 de ago. de 2021

O sistema de embreagem é responsável por transmitir a força gerada pelo motor para o câmbio e para as rodas. Por isso, ele é um dos sistemas mais importantes do carro. Para evitar o seu desgaste e um prejuízo maior, fique atento aos sinais que o seu veículo dá.


Evite problemas na embreagem. | Foto: AdobeStock

Um dos sinais mais certos de que a embreagem vai dar problema é se ela ficar dura. Isso acontece devido a uma tensão muito grande do cabo de embreagem que, caso ele rompa, o motorista pode ficar a pé. Além disso, quando você pisa no pedal e a embreagem não faz a pressão necessária, isso significa uma grande folga dos cilindros.


Outro sinal é quando você muda a marcha, solta o pedal e o carro demora a se movimentar como se a embreagem ainda estivesse sendo usada, isso é conhecido como carro “patinando”. Normalmente, isso acontece porque o disco de embreagem pode estar com muitos resíduos ou se deteriorando. Nesse sentido, o carro não consegue ser travado pelo platô quando o pedal deixa de ser usado.


Por isso, para aumentar a vida útil do seu sistema de embreagem não deixe seu pé descansando sobre o pedal da embreagem, uma vez que qualquer pressão desnecessária pode causar um desgaste na peça. Além disso, é importante evitar usar a embreagem quando o carro estiver em uma subida ou em algum congestionamento. Nesses casos, utilize o freio e o ponto morto.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page