O pedal de embreagem do seu carro está duro? Isso indica problemas!


Componentes da embreagem: saiba a importância. | Foto: ShutterStock

Se o seu carro apresenta problemas relacionados à embreagem, todo o sistema, composto pelo rolamento, platô e disco, deverá ser trocado. As montadoras recomendam a troca do kit completo, mesmo que apenas uma dessas peças dê defeito, então atente-se aos sinais.


O sistema de embreagem é responsável por fazer o intermédio entre o motor e a parte de tração das rodas. Por isso, sem esse sistema, não seria possível fazer as rodas pararem ou manter o motor funcionando. Ele é essencial para fazer as trocas de marcha e a arrancada do carro, o que faz ele começar a andar.


O disco é uma peça fundamental no sistema de embreagem, ele fica localizado sobre o eixo piloto da transmissão e é responsável por fazer a ligação entre a caixa de câmbio, o motor do veículo e o platô. Por isso, é uma peça formada por fissuras, o que permite o atrito entre os componentes. Sua função é tornar a troca de marcha possível. Se essa peça estiver muito desgastada, o motorista vai perceber, uma vez que vai haver trepidações no pedal e até mesmo dificuldade para arrancar o carro.


O platô também fica disposto no mesmo local do disco, entre a caixa de disco e o motor. Formado pela carcaça da embreagem, ele é responsável por impulsionar o disco e transferir a força do motor até as rodas, assim ele permite que o carro comece a se movimentar, essa arrancada acontece de forma suave, devido a essa peça. Se o platô apresentar algum problema, o pedal da embreagem vai ficar pesado e o motorista pode ter contratempos ao tentar engatar as marchas.


O rolamento, por sua vez, tem a função de empurrar o centro da mola de membrana, o que permite o distanciamento entre as placas de pressão do disco, além de parar de mandar a rotação do motor para a caixa de câmbio. Se estiver com defeitos, ele pode fazer barulhos quando o motorista pisar no pedal da embreagem. Na maioria das vezes, essa peça sofre danos por questões na lubrificação e com a entrada de água no sistema.


O tempo de duração do sistema de embreagem do seu veículo varia entre 40 e 60 mil quilômetros rodados. No entanto, seu veículo pode apresentar sinais que indicam que o sistema vai precisar ser trocado antes, como o pedal duro, o carro patinando ao tirar o pé do pedal, ruídos e barulhos estranhos, entre outros. Por isso, sempre tenha um mecânico de confiança, além de fazer a manutenção preventiva.





#Embreagem #Platô #Disco #Rolamento #Carro #Caminhão #AutoPeçasVieira

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo