O hidrovácuo é um dos componentes mais importantes do sistema de freio
top of page
Buscar
  • marketingautopecas

O hidrovácuo é um dos componentes mais importantes do sistema de freio


Hidrovácuo: saiba a importância. | Foto: AdobeStock

A função principal do hidrovácuo é amplificar a força exercida sobre o pedal de freio, permitindo assim que o pedal fique mais “leve” e que o motorista não precise fazer um grande esforço para que a frenagem ocorra. Por isso, é importante se atentar aos sinais, pois algum problema nessa peça pode causar um grave acidente.


O uso dessa peça se dá quando o motorista precisa parar o carro, desse modo, ele aperta o pedal do freio sem exercer uma grande força. Assim, o hidrovácuo vai ser acionado multiplicando essa força exercida pelo condutor. Com o aumento da pressão, o automóvel vai conseguir parar.


Se essa peça sofrer alguma pane com o veículo em alta velocidade, o motorista vai precisar fazer um grande esforço e força para apertar o pedal do carro e fazê-lo parar. Por isso, é sempre necessário manter a manutenção do veículo em dia, para que prejuízos e danos maiores não aconteçam.


Outro ponto importante é ter um mecânico de confiança em caso de problemas, uma vez que se o hidrovácuo estiver danificado, a peça terá que ser totalmente trocada. Isso porque o servo freio tem as suas tampas lacradas, por isso, não é possível trocar os componentes da peça, só ela completamente.


A vida útil desta peça é de 120 mil quilômetros rodados, por isso, apesar de ter função fundamental no sistema de freios, ela é esquecida pelos motoristas. O primeiro sinal de problema no hidrovácuo é o pedal duro. Então, fique atento! Em caso de problemas, também é importante verificar a mangueira de ar que pode estar entupida e prejudicando o funcionamento desta peça.







3.220 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page