Luz piscando no painel do seu veículo? Cuidado! Pode ser problema na bomba de óleo
top of page
Buscar
  • marketingautopecas

Luz piscando no painel do seu veículo? Cuidado! Pode ser problema na bomba de óleo

Atualizado: 16 de jul. de 2022


Luzes no Painel | Foto: AdobeStock

A bomba de óleo funciona como o coração do sistema de lubrificação, uma vez que sua função principal é “bombear” o lubrificante para o resto das peças. Se essa peça parar de funcionar, todas as outras vão entrar em risco, pois vão começar a se chocar, isso pode causar danos sérios, como o superaquecimento do motor.


A bomba é composta por corpo, tampa, engrenagens internas, eixos e válvulas. Ela trabalha retirando o óleo do cárter e colocando pressão na galeria principal do sistema, a fim de fazer o óleo rodar por todas as partes do motor. Para movimentar o lubrificante, a bomba utiliza a rotação das engrenagens que se movem pelos giros do motor.


Quando essa peça está com algum problema, ela não demora para dar sinais. Um dos principais pontos que vai noticiar a necessidade de manutenção do sistema de lubrificação é a luz acesa no painel do veículo. Outro ponto que também notifica problemas nesse sistema é o barulhos estranhos no motor do carro, como se fossem “rajadas”.


Quando esse barulho é percebido, é necessário verificar logo o que aconteceu, pois normalmente indica sérios danos nas partes móveis do motor, como bronzinas, mancais e buchas. Além disso, quanto mais barulhento o motor se tornar, maior o risco de ele parar de funcionar por completo por falta de lubrificação.


Outro ponto que pode gerar problemas na bomba são as válvulas de pressão, uma vez que se uma válvula se manter aberta, ela gera perda de pressão, o que pode superaquecer o motor. Já se a outra se manter fechada, ela pode prejudicar o filtro de óleo, devido a grande pressão.


Normalmente, a bomba de óleo possui grande vida útil, no entanto, ela corre o risco de ser desgastada antes do tempo, uma vez que trabalha sobre grandes pressões. Não é possível fazer a manutenção preventiva dessa peça, pois ela é blindada. Porém, manter a troca de óleo e filtro em dia de acordo com o manual do proprietário pode aumentar a sua vida útil.


O ideal para descobrir possíveis problemas é fazer testes com manômetros instalados no sistema de lubrificação. Assim, o condutor saberá quando alguma peça não está funcionando corretamente. Se a bomba não responder de forma positiva no teste, é importante fazer a troca total da peça, pois não é possível substituir seus componentes individualmente.







2.432 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page