Conheça a importância do radiador para o seu veículo
top of page
Buscar
  • marketingautopecas

Conheça a importância do radiador para o seu veículo

O radiador compõe o sistema de arrefecimento do veículo, é ele que faz a troca de calor entre a água e o outro líquido de refrigeração. Por isso, a sua principal função é dissipar a maior parte do calor gerado durante o processo de combustão do automóvel.


Importância do Radiador. | Foto: AdobeStock

Essa peça é composta por tubos de ventilação que ajudam no movimento de ar e, assim, na transferência de calor entre a água e a outra substância líquida. Assim, essa passagem de ar ajuda a resfriar o calor do líquido de arrefecimento, diminuindo o calor interno do veículo.


Além disso, o sistema de arrefecimento também conta com um termostato que fica perto do motor. Assim, quando a temperatura do motor aumenta, o termostato se abre ao chegar na temperatura limite para que o líquido de refrigeração passe e faça a troca de calor entre os componentes.


Nesse sentido, para que o radiador funcione corretamente, ele passa por três fases: a entrada de ar, o resfriamento e a saída de ar do sistema. Com a mistura de ar e água, o calor excedente gerado pela combustão consegue ser liberado do veículo e não gera superaquecimento.


Por isso, se essa peça parar de funcionar, o seu veículo pode superaquecer. Normalmente quando esse problema acontece é devido a algum defeito no termostato, que se fecha, mas não abre na temperatura limite. Desse modo, ele impede a circulação de ar e do líquido. Outro defeito é o vazamento do líquido de arrefecimento que também pode gerar superaquecimento do motor.


Alguns cuidados básicos que evitam problemas nessa peça são: ao invés de usar água, deve-se usar um líquido de arrefecimento ou uma mistura entre as duas substâncias, a fim de evitar a ferrugem e o desgaste das peças, para evitar que haja entupimento do radiador, faça a manutenção preventiva do seu carro, verifique sempre o ventilador e a mangueira, além de fazer a troca dos líquidos somente com o motor do carro já frio.




100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page