Conheça a importância da biela para o motor do seu veículo
top of page
Buscar
  • marketingautopecas

Conheça a importância da biela para o motor do seu veículo

A biela tem a função de transformar o movimento retilíneo em movimentos circulares. Enquanto a parte inferior da peça fica conectada ao pistão, se movendo lateralmente, a parte superior se conecta ao virabrequim, onde a força é gerada, assim o movimento se torna circular.



Biela: você conhece a sua importância? | Foto: ShutterStock

É a biela que transfere a força do pistão para o virabrequim, desse modo, permite que o motor se movimente. Por ser um dos componentes mais importantes do motor, a biela precisa ter muita resistência, por isso ela é feita com aço forjado ou é fundida em ferro-gusa. Devido a sua importância, essa peça precisa de cuidados redobrados.


Se ela apresentar alguma falha, o motor pode perder a sua sincronia e ficar com o “motor batendo”, o que pode causar grandes problemas ao seu veículo. Algumas das causas desse problema podem ser: o motor desregulado, não trocar o óleo no prazo correto, andar com o motor do carro fora do giro adequado, uso de gasolina de má qualidade e/ou utilizar um óleo inadequado para o seu motor.


Para evitar que essas questões aconteçam e manter as peças com bom funcionamento, é necessário fazer a revisão preventiva, com a mesma frequência que o motor é verificado. Todos os componentes da biela devem ser verificados, como as porcas, os parafusos e todos os formatos de medidas.






5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page