Você sabe a importância da caixa de marcha para o seu veículo?


A caixa de marcha é um dos componentes principais dos veículos de linha leve ou pesada.


Caixa de marcha: saiba a importância. | Foto: AdobeStock

Ela faz parte do sistema de transmissão do automóvel e sua importância se dá devido a sua funcionalidade, uma vez que ela é a peça responsável por transferir a força e a velocidade geradas pelo motor para as rodas. Assim, ela permite que o veículo comece a se movimentar.


A caixa controla a troca de marchas, assim permite que essa troca seja feita em segurança. Desse modo, essa peça não é exclusiva dos veículos de marcha manual, mas também são essenciais para os carros automáticos. A diferença, no entanto, é que no câmbio manual a troca fica em responsabilidade do motorista, enquanto nos carros automáticos, essa troca pode ser escolhida: o próprio motorista pode fazer ou elas podem acontecer sem a interferência do mesmo.


Para começar a se movimentar, é preciso que a primeira marcha seja engatada, isso porque, nesse primeiro momento, é necessário mais força do que velocidade para que o carro comece a se movimentar. Por isso, é importante ficar atento aos sinais, se essa peça estiver danificada, ela pode prejudicar todo o funcionamento do veículo.


Um dos principais pontos para manter essa peça em bom estado é ter a lubrificação em dia, é recomendado que a troca de óleo seja feita em até 30 mil quilômetros rodados para componentes minerais e até 50 mil quilômetros rodados para componentes sintéticos, isso principalmente com os carros de marcha automática.


Não fazer essa troca nos períodos corretos pode gerar vários problemas para o seu veículo, uma vez que o sistema pode travar por excesso de sujeiras. Além disso, se isso acontecer em um local ruim, pode gerar graves acidentes, além de um grande gasto para fazer a manutenção depois.


Alguns sinais de problemas nessa peça são: barulhos constantes e grande dificuldade em fazer a troca de marchas. Por isso, mantenha a manutenção preventiva em dia e tenha sempre um mecânico de confiança, pois danos nessa peça costumam ser muito caros para lidar depois.





#CaixaDeMarcha #Carro #Caminhão #AutoPeçasVieira

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo