Você conhece a importância da injeção eletrônica?

Criada para substituir o carburador, a injeção eletrônica possui uma função muito importante para a natureza, uma vez que, além de melhorar o desempenho do veículo, ela diminui os gases poluentes emitidos na natureza. Por isso, seu uso se tornou obrigatório no Brasil.



Injeção Eletrônica: você sabe a importância? | Foto: AdobeStock

Sua função principal é controlar a entrada de combustível e a pressão de ar no motor do veículo. É ela que envia o combustível de forma controlada para o motor, assim a combustão é mais eficiente e o automóvel consegue maior capacidade energética, desse modo, as emissões diminuem.


Os componentes da injeção são separados em três partes: os sensores, a central de informações e os atuadores.

  • Os sensores verificam a atividade do motor e passam as informações para a central ou unidade de comando. Eles são responsáveis por verificar a pressão, a temperatura, a velocidade e a harmonia dos reagentes durante a queima do combustível. Além disso, eles ficam distribuídos em pontos estratégicos do motor, caso algum deles dê problema, o automóvel vai continuar funcionando, porém pode ocorrer problemas na injeção de combustível, aumentar o consumo e ter a potência reduzida.

  • A central de informações é uma parte única no sistema de injeção eletrônica. Com as informações enviadas pelos sensores, ela consegue administrar a atividade do motor do veículo. Ela também é responsável por comandar a injeção de combustível e por armazenar as características fundamentais sobre as questões de fábrica do veículo.

  • Os atuadores são responsáveis por nutrir e queimar o combustível no motor. Eles fazem isso seguindo as coordenadas enviadas pela central. Alguns exemplos de atuadores são: os injetores e a bomba de combustível, a ventoinha de arrefecimento, o motor de passo e a bobina de faísca. São eles que consertam o comando de válvulas, o ponto de ignição e fazem a mudança da marcha lenta.

Essa peça faz com que o veículo não tenha problemas na partida, diferente dos carburadores, que apresentam questões principalmente em dias frios e precisam do afogador. Outra vantagem é que a injeção eletrônica faz com que o motor funcione em circunstâncias ideais, com o consumo de combustível adequado, assim, ela torna a atividade de combustão mais eficiente e econômica. Desse modo, o veículo consome menos combustível e diminui as emissões de gases poluentes.

Fique atento aos sinais: a luz da injeção eletrônica acesa no painel pode indicar algum problema no sistema.




#InjeçãoEletrônica #AutoPeçasVieira

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo