Você conhece a importância da bieleta para o seu veículo?

A bieleta é uma haste de metal que compõe o sistema de suspensão do veículo. Ela é responsável pela estabilidade e por criar movimentos compensatórios da barra estabilizadora onde ela é colocada, até a suspensão do veículo. Além disso, essa peça também transfere as forças dinâmicas do sistema de suspensão para a barra estabilizadora, isso ocorre quando o carro faz curvas.


Bieleta: qual a importância? | Foto: Auto Peças Vieira

Desse modo, a bieleta consegue melhorar o contato entre os pneus e a superfície em que o carro vai se movimentar. Ademais, ela também interfere de forma positiva na dirigibilidade do veículo, uma vez que, junto com as outras peças do sistema de suspensão, ela ajuda a manter o carro e o motorista em conforto e segurança.


Se essa peça apresentar problemas, ela pode causar vários incômodos ao motorista, tanto em questão de conforto até casos mais sérios, como acidentes. Se a bieleta estiver muito gasta ou folgada, vai apresentar barulhos persistentes, como se o porta malas estivesse aberto ou com objetos soltos dentro dele. Isso também pode acontecer se ela estiver mal lubrificada ou por alguma obstrução causada por detritos da rua, como lama, pedras, areia, entre outros.


O grande risco dos problemas na bieleta é a perfuração do pneu. Se o carro estiver em alta velocidade e se essa peça estiver danificada, ela não vai conseguir segurar a força das rodas durante as curvas. Isso pode fazer com que o pneu estoure e pode causar acidentes graves, colocando tanto o motorista quanto os seus passageiros em risco.


Por isso, é importante ficar atento aos sinais! Barulhos estranhos, como apontados acima, falta de estabilidade e dificuldade em manter a dirigibilidade do carro podem ser indícios de problemas nessa peça. Assim, manter a revisão preventiva em dia e ter um mecânico de confiança é essencial para evitar maiores danos e prejuízos.




#Suspensão #Bieleta #AutoPeçasVieira

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo