A direção hidráulica se tornou parte fundamental para o seu veículo. Não que antes não fosse, mas hoje em dia, a maior parte dos carros 0km já saem da concessionária equipados com esse sistema. Isso porque ele é o responsável por trazer mais conforto e, até mesmo, mais segurança aos motoristas.
Sua função é, basicamente, facilitar o esforço durante as manobras, uma vez que, antigamente, o motorista deveria usar sua força física para movimentar as rodas do carro. Hoje, com a direção hidráulica, esse esforço é feito pelos próprios componentes do sistema, entre eles: a bomba hidráulica, o reservatório de óleo, a cremalheira, o pinhão e a tubulação de baixa e alta pressão.
Como o sistema funciona?
Quando o motorista precisa fazer uma manobra, ele usa o volante, assim diversas peças são acionadas, tornando o movimento mais macio, confortável, de fácil controle e menos complexa. Os passos são:
O motorista usa o volante;
Com isso o pinhão é acionado;
Logo depois, a cremalheira age movimentando as rodas para o lado que o motorista quer;
No mesmo momento, a bomba pressiona o óleo, o que torna a manobra mais suave.
Nesse caso, o esforço que o motorista faz para conseguir movimentar as rodas para o lado que ele quer é evitado. Essa força fica sob responsabilidade do sistema de direção hidráulica, que além de tornar a atividade mais confortável, permite uma maior segurança e um maior conforto para o condutor.
Para evitar problemas nesse sistema, não esqueça de fazer a revisão veicular. Além disso, é importante conferir todos os componentes da direção após 50 mil quilômetros rodados. Alguns sinais de problemas são: volante rígido, isso acontece normalmente quando o nível de fluído está abaixo do indicado; a direção torta também é indício de dano que pode ser causado ao passar em um buraco, no entanto, essa questão pode ser resolvida com um alinhamento. Portanto, atente-se aos sinais para evitar maiores prejuízos!
Comentarios