O consumo do seu carro aumentou? Pode ser problemas na válvula termostática!


Válvula termostática: saiba a importância. | Foto: AdobeStock

A válvula termostática faz parte do sistema de arrefecimento do veículo. A temperatura do motor deve ficar entre um valor máximo e um valor mínimo, a responsável por manter essa temperatura corretamente é a válvula termostática. Ela evita um problema muito sério para o veículo: o superaquecimento.


Essa peça possui uma cera expansiva que aumenta de tamanho em temperaturas muito altas, isso permite que um pino de passagem seja empurrado e abre espaço para que o líquido de arrefecimento, que nesse momento vai estar muito quente, vá para o radiador. No radiador, esse líquido entra em contato com o ar e é novamente resfriado para voltar para o motor. Essas trocas de calor são feitas o tempo todo, evitando que o carro fique muito quente ou muito frio.


Por isso, sua principal função é dar permissão para que haja a troca de calor entre o motor e a atmosfera por meio do radiador. No entanto, é importante entender que a válvula termostática só funciona nas temperaturas mais altas. Por que? Se ela se manter aberta em baixa temperatura, o motor nunca vai aquecer até chegar a sua faixa adequada, assim isso vai prejudicar seu desempenho e aumentar o seu consumo.


Por outro lado, se ela se manter sempre fechada, o líquido de arrefecimento não vai conseguir passar para o radiador e se resfriar, o que vai causar o superaquecimento do motor e até mesmo a fundição das outras peças desse sistema. Desse modo, caso a temperatura do motor do carro mostre alguma modificação, uma das peças mais importantes a ser verificada é a válvula termostática.


Essa peça já tem temperaturas pré-determinadas pela fabricante do veículo, por isso, ao ser trocada, você deve ficar atento a essas especificações. Normalmente, ela começa a se abrir aos 80ºC e fica totalmente aberta aos 95ºC. Manter as revisões preventivas, como a troca do líquido de arrefecimento e notar se há vazamentos é essencial para evitar maiores danos e prejuízos.





#VálvulaTermostática #SistemaDeArrefecimento #Carro #Caminhão #AutoPeçasVieira

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo