Filtro de óleo: saiba quando trocar!


Filtro de óleo: saiba a importância. | Foto: AdobeStock

O filtro de óleo é uma pequena peça que, normalmente, fica no bloco do motor do veículo. Ele trabalha para manter a boa saúde do motor, uma vez que a sua principal função é evitar que os detritos e/ou sujeiras prejudiquem o funcionamento do automóvel, por isso, a peça funciona como uma barreira entre essas duas partes, um filtro realmente.


A maior parte da sujeira que fica acumulada no motor vem do ar, como areia, fuligem, detritos das estradas, entre outros. No entanto, as próprias peças do motor produzem partículas provenientes do seu desgaste natural, essas peças normalmente são as bronzinas, os anéis e os pistões, essa degradação gera as impurezas.


O filtro de óleo é responsável por manter as peças do motor bem lubrificadas, gerar segurança, proteger e aumentar a vida útil do motor, assim ele consegue manter o bom funcionamento do veículo, além de economizar o combustível. Outro ponto importante é informar que, diferente do que muitos motoristas pensam, trajetos pequenos dentro de uma cidade podem ser mais nocivos do que longas viagens, uma vez que deslocamentos curtos não dão tempo do motor chegar na temperatura correta para o uso do óleo, assim ele precisa de muito esforço para fazer a atividade.


Por isso, quem usa o carro em trajetos curtos ou o deixa muito tempo parado precisa fazer a troca de óleo com metade do tempo recomendado. Alguns manuais do fabricante já vem com essa ressalva, pois prevêem que casos assim podem acontecer. Por isso, tanto o tempo ideal de troca quanto o óleo correto deve ser conferido nas instruções do seu veículo.


Usar o óleo diferente das especificações do seu carro pode gerar grandes prejuízos, pois mesmo não aparentando, as peças não serão lubrificadas corretamente. Outro ponto delicado é fazer a troca com o motor quente, aqui a vareta de medição pode indicar que o óleo está abaixo do que ele realmente está, o que pode fazer com que o motorista faça a troca sem necessidade.


O filtro deve ser trocado junto com o óleo, uma vez que se a troca não for feita em conjunto, as impurezas retiradas vão retornar para o novo óleo e o filtro não vai conseguir desempenhar a sua função corretamente, devido ao seu desgaste. Antes de começar a substituição é necessário conferir se não há vazamentos e se o modelo do filtro comprado é o correto, para isso, você deve conferir o manual do seu veículo.




#FiltroDeÓleo #Carro #Caminhão #AutoPeçasVieira

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo