Evite o superaquecimento do motor: mantenha a bomba d'água em bom estado!


Bomba d'água: saiba a importância. | Foto: AdobeStock

A bomba d’água possui função essencial para o funcionamento do carro, ela é responsável por manter o motor refrigerado. Essa peça funciona como o coração do carro, uma vez que é responsável por fazer o líquido de arrefecimento circular pelo sistema do veículo. Assim, ela evita o superaquecimento do motor.


Seu acionamento é feito por uma correia quando o carro já está em movimento, desse modo, a bomba consegue fazer o líquido circular, de forma adequada e correta, do motor até o radiador do carro, dissipando o calor em excesso. Sem ela, a refrigeração do sistema não ocorreria, o que poderia gerar grandes prejuízos, além de colocar o motorista em risco.


Se a bomba não estiver funcionando corretamente, vai haver a interrupção no fluxo do líquido de arrefecimento, o que pode causar o superaquecimento do motor, uma vez que esse é um dos pontos principais para manter o veículo na temperatura correta. Nesse sentido, atente-se a qualquer sinal de problemas nessa peça, como: ruídos diferentes, vazamentos de líquidos e o estado da correia que é responsável por enviar o sinal para a bomba funcionar.


Outros sinais de problemas são a marcação de temperatura alta no termostato, luz de alerta acesa no painel, sujeiras acumuladas, e vedação ruim na bomba de combustível. É importante ficar atento também a perda de líquido de arrefecimento embaixo do veículo. Isso pode prejudicar o funcionamento correto do sistema.


Se a correia estiver solta, ela também pode ser um problema, uma vez que não vai conseguir acionar a bomba corretamente. Além disso, é importante inspecionar para que não haja ferrugem nessa peça, pois isso também prejudica a refrigeração. Por isso, atente-se aos sinais e mantenha a manutenção preventiva, é recomendável que essa peça seja trocada a cada 40 mil quilômetros rodados. No entanto, sempre confira com um mecânico de confiança antes de fazer qualquer reparo.




#BombaD'água #SistemaDeArrefecimento #Carro #Caminhão #AutoPeçasVieira

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo