Conheça a importância do amortecedor para o seu carro

O amortecedor faz parte do sistema de suspensão do veículo. Ele é responsável por manter a estabilidade do carro mesmo com as trepidações encontradas no trajeto. Além disso, ele também traz a segurança e o conforto do motorista, por isso sua função é amortecer os impactos na roda gerados pelo contato com o solo, como o seu nome já sugere.

Amortecedor: qual a importância? | Foto: AdobeStock

Desse modo, manter o amortecedor em bom funcionamento diminui os desgastes das outras peças que compõem a suspensão do veículo. Caso o tempo de troca desta peça seja ultrapassado, isso pode gerar sérios problemas, como perda do controle do veículo e aquaplanagem, o que pode causar acidentes.


Alguns sinais que indicam que o amortecedor precisa ser trocado são:

  • Carro trepidando: quando o amortecedor está desgastado, ele não cumpre bem a sua função, ou seja, ele não consegue amortecer tão bem as trepidações do solo. Desse modo, o carro vai balançar, principalmente na parte traseira e o conforto, segurança e estabilidade do veículo vão ficar em risco.


  • Falta de estabilidade ao fazer curvas: o veículo vai ficar mais instável, pois ele fica balançando, assim fica mais difícil manter a direção.


  • Desgaste maior dos pneus: se o amortecedor não conseguir fazer a sua função corretamente, ele vai prejudicar as outras peças do sistema. Nesse caso, os pneus podem se desgastar mais, pois as rodas vibram de forma anormal.


Para evitar esses problemas, faça a revisão preventiva do seu carro a cada 10 mil quilômetros rodados ou um ano. Também é muito importante usar peças originais e ter um mecânico de confiança, peças recondicionadas podem causar sérios danos ao seu veículo e um prejuízo maior, pois se o amortecedor apresenta um problema, ele pode causar danos às outras peças da suspensão.



#Suspensão #Amortecedor #AutoPeçasVieira

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo