Câmbio automático ou manual: qual o melhor para você?

O câmbio do carro é uma escolha essencial na hora de escolher o veículo que você vai comprar, por isso, trouxemos as diferenças entre o câmbio manual e o automático.


Câmbio automático ou manual? | Foto: AdobeStock

O câmbio manual é o mais tradicional no Brasil, uma vez que todo motorista deve conhecê-lo para conseguir tirar a sua carteira. Além disso, os carros com esse modelo são mais econômicos e possuem preços mais acessíveis. Outro ponto importante são os freios que costumam durar mais quando o carro possui a passagem de marchas manual.


Além disso, motoristas relatam que é mais fácil controlar o carro com o câmbio manual, uma vez que toda a questão vai ser feita pelo próprio condutor e a troca de marcha vai poder ser feita com mais precisão. No entanto, é perceptível que o desgaste da embreagem é bem maior com esse tipo de câmbio, visto que o motorista pode utilizá-lo de forma inadequada, gerando maior desgaste.


Os modelos de carro com câmbio automático tornam-se cada dia mais populares no Brasil, no entanto, seus preços são mais elevados. Assim, quem busca por um maior conforto e praticidade na hora de dirigir e pode investir em um veículo com o preço maior, optam por esse modelo de câmbio.


Nesse modelo, todas as trocas de marcha são feitas pelo sistema de transmissão, que consegue verificar rapidamente a relação entre a velocidade do carro e a força do motor. Para que isso aconteça corretamente, a troca dos filtros e do óleo deve ser feita frequentemente, com pessoas especializadas no assunto. A diferença entre o câmbio manual e o automático fica mais perceptível no volante, uma vez que quando a troca de marcha manual é feita, o motor responde mais lentamente, por isso acontecem alguns trancos mais severos.


A tendência no Brasil é que os carros automáticos ganhem cada dia mais espaço, uma vez que trazem mais conforto e facilidade na hora de dirigir. No entanto, os preços mais baixos ficam com os carros de câmbio manual, por isso eles ainda dominam o mercado. Além disso, a manutenção das peças do modelo manual são mais baratas e comuns.




#Câmbio #CâmbioAutomático #CâmbioManual #Carro #Caminhão #AutoPeçasVieira

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo